segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Relação entre Ideologia e a Classe Dominante.

É célebre a asserção de Marx e de Engels acerca da ligação entre ideologia e classe dominante presente n’ “A Ideologia Alemã” (1846):

as ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes tomadas como e por ideias; estas são então as relações que fazem dessa a classe dominante e, por conseguinte, as ideias da sua dominação. Os indivíduos que compõem a classe dominante possuem, entre outras coisas, consciência e necessariamente pensam. Assim, a partir do momento em que eles dominam como classe e determinam a extensão e o ritmo de uma época histórica, entre outros domínios, eles também dominam como pensadores, como produtores de ideias, regulando, por inerência, a produção e distribuição das ideias na sua época: portanto, as suas ideias são as ideias dominantes de uma época.

Contudo, dentro dessa classe dominante, os dois autores germânicos sublinham que «uma parte dela aparece como os pensadores da classe (os seus ideólogos activos e que fazem da formação das ilusões dessa classe sobre si mesma o seu modo de vida)» – os intelectuais orgânicos da classe, segundo Gramsci, enquanto a burguesia propriamente dita assume «atitudes em relação a essas ideias e ilusões de forma mais passiva e receptiva, na medida em que eles são, na realidade, os membros activos dessa classe e têm menos tempo de criar essas ilusões e ideias sobre si mesmos.

Os mesmos autores sumarizam o seu argumento da seguinte forma: «as ideias da classe dominante são as ideias dominantes de uma época, isto é, a classe materialmente dominante da sociedade é ao mesmo tempo a força intelectual dominante.

Marx e Engels definem a burguesia como a classe economicamente dominante na contemporaneidade, mas também assumem-na como classe ideologicamente dominante, mesmo quando esta não produz directamente as representações colectivas vigentes numa determinada sociedade. Marx definiu o nexo entre a burguesia enquanto classe proprietária dos recursos sociais de produção (meios de produção, funções de gestão e direcção do processo produtivo, etc.) e a sua dominância (e dominação) ao nível da esfera simbólica e ideológica.

Um comentário:

  1. O sagrado na vida das pessoa
    1- As religiões respeitam a liberdade de expressão?
    2- As religiões respeitam os direitos das mulheres?
    3- As religiões combatem as práticas ilícitas?
    4-Faça um artigo agradecendo a convivência com o nosso diretor, Pe. Raimundo Kroth que ora cumpre sua missão ao lado do Pai.
    5- Procure seguir os blogs de seus colegas...
    6- faça enquete sobre um dos temas propostos.

    Blogs 2º ano C
    http://roberto-pontodevista.blogspot.com
    http://socio-life.blogspot.com
    http://individuossociologia.blogspot.com
    http://sociologiablog1.blogspot.com
    http://historiadasociologia.blogspot.com
    http://cidadesociologia.blogspot.com
    http://minded-sociologia.blogspot.com
    http://extremoconhecimentohacker.blogspot.com
    http://sociologia-pensamento.blogspot.com
    http://sociologiamr.blogspot.com
    http://sociologowagner.blogspot.com
    http://sociologiablog1.blogspot.com
    http://mariekazinha.blogspot.com
    http://epilogodasociologia.blogspot.com
    http://geniosdasociologia.blogspot.com
    http://pedrindasuingueira.blogspot.com
    http://carmelitacoelho.blogspot.com
    http://sociologiaontemehoje.blogspot.com

    ResponderExcluir